Vamos começar a semana com muita energia, trazendo discussões e pautas que tratam da preservação do patrimônio natural em Maringá.

Dentro dos principais player’s em Maringá, o IRMA – INSTITUTO ROTARY DE MEIO AMBIENTE, vem se destacando trabalhando em conjunto com a SEMA – Secretaria de Meio Ambiente e o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e também com forte participação da iniciativa privada e a Sociedade Civil Organizada.

Das iniciativas em Maringá pelo poder público devemos destacar as ciclovias os  ecopontos e os parques lineares como iniciativas mais recentes. Em se tratando de resíduos sólidos é necessário atualizar o plano municipal de 2017. Também acontecem trabalhos voltados à eficiência na zeladoria urbana e à conscientização da população através da educação ambiental, que precisam sempre ser ampliados.

Maringá ainda é destaque em arborização, graças aos esforços da colonizadora Cia Inglesa de Terras, que contratou o Dr. Luiz Teixeira Mendes e meu avô Anníbal Bianchini da Rocha, que com suas equipes, cultivaram mudas no Horto Florestal, e tornaram as avenidas destaque a cada estação do ano. Conheça aqui a história da arborização de Maringá. O novo plano de arborização de 2019 precisa ser colocado em prática, respeitando o plano diretor para não perdermos nossa característica de cidade planejada e a preservação do nosso patrimônio verde.

Finalizo lembrando a importância de olharmos para nossos mananciais, fontes e nascentes de água. Temos o novo marco legal do saneamento que permitirá mais obras municipais e avanços em abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejos de resíduos sólidos, assim como a drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

semana do meio ambiente em Maringá leva o nome do pioneiro Anníbal Bianchini da Rocha, não só pela realização da arborização de Maringá, e por ter sido consultor para implementação do Parque do Ingá, mas por ter dedicado toda sua vida em luta pela preservação do nosso patrimônio verde assim como nossas fontes e nascentes de água.

Te desejo uma abençoada semana, e lembre-se sempre que puder de plantar árvores, vamos pensar globalmente e cuidar do nosso planeta para as futuras gerações.

Anníbal Bianchini 

Fonte Imagem

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *