Vamos começar essa semana falando sobre liderança dentro da empresa.

O que é um líder? O que ele faz? Nós nascemos ou nos tornamos uma liderança? Gosto da frase: “situações extraordinárias transformam pessoas comuns em pessoas extraordinárias.” Você já deve ter ouvido muito sobre liderança, os líderes muitas vezes são facilmente percebidos, por sua postura, prontidão, atitude de forma geral. Liderança é um tema muito amplo, pois podemos abordar o tema através das mais diversas perspectivas.

Temos o líder dentro da família, líder espiritual, líder comunitário, líder de si mesmo, líder empreendedor, enfim, não existe um único tipo de liderança, e o que molda um líder são as somas das habilidades naturais + habilidades desenvolvidas + situações vividas + posição onde se encontra.

Hoje quero falar do líder corporativo. De forma geral líder é “aquele que carrega o piano”, “aquele que não deixa a peteca cair”. Vamos à principal característica do líder corporativo: aquele que bate as metas propostas. Que tem o compromisso e a eficiência necessária para concluir atividades. Lembrado que “não existe nada mais inútil do que fazer com eficiência algo que nem deveria ter sido feito”, dai a importância dessas metas estarem alinhadas com o planejamento e visão da empresa e serem factíveis dentro dos prazos estipulados.

Nem sempre um empreendedor é uma boa liderança corporativa, ele é sim uma liderança, mas de outro tipo. Uma empresa feita pra vencer consegue ter um líder comprometido com resultados em cada setor, assim cada um dentro de sua capacidade vai encontrar uma forma criativa de atingir as metas.

Quando você identificar que um colaborador da sua equipe busca entender quais os objetivos e atividades chaves da empresa, e quando recebe uma atribuição ele sempre a realiza e quando encontra adversidades busca os mais diversos caminhos sem desistir até conseguir concluir esse é o líder. E nesse, vale a pena você investir para que ele receba capacitações continuadas e melhore cada vez mais as suas habilidades e a sua equipe.

Qualquer um pode ser um líder corporativo? Sim, desde que ele tenha o mindset para isso, e isso pode ser trabalhado através de profissionais de PNL e comportamentais, mas vale a pena olhar para seu quadro de colaboradores e começar a perceber aqueles que já tem uma atitude mais forte de liderança para lapidar.

Finalizo com algumas dicas de livros sobre esse tema:

1- Líder 360° (John C. Maxwell)
2- Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
3- Poder sem limites (Tony Robbins)
4- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)
5- Empresas feitas para vencer (Jim Collins)

Te desejo uma abençoada semana,

Anníbal Bianchini

Fonte Imagem

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *