Vamos começar a semana com este tema tão importante para as nossas vidas, comunicação.

Muitos acham que comunicação está apenas relacionada à oratória e vendas, e esse é um ledo engano. Quem se comunica bem tem maior facilidade de conquistar seus objetivos e consegue ter melhores relacionamentos pessoais.

Alguns tem maior facilidade natural para se comunicar, e a boa notícia é que com muito estudo e principalmente treino todos podem se tornar grandes comunicadores. Muitos tem medo de falar em público, motivo de terem movimentos para incluir oratória nos colégios, mas vencida essa primeira etapa, temos vários pontos a serem desenvolvidos: nossa dicção, linguagem corporal, mapa mental, vocabulário, eloquência, tudo isso vai contribuir para nos tornarmos melhores oradores. Lembrando que 90% da nossa comunicação é não verbal, por isso tão importante estudar PNL (Programação Neuro Linguística), e os melhores oradores costumam ser bons ouvintes e usarem sua empatia para conquistar a sua audiência.

Aproveito para indicar alguns profissionais e treinamentos, lembrando que você deve identificar antes qual ponto chave quer melhorar, pois não se trata de uma ciência exata, e cada mestre vai te ajudar num ponto diferente.
Dale Carnegie Course (Guilherme Amaral); Instituto Pennacchi (Jairo Pennacchi); Instituto Áquila (Dione Vojivoda); Centro de Treinamentos da ACIM.

Além de falar bem, hoje é necessário saber os formatos de apresentação para cada ocasião, discurso longo, discurso curto, pitch de apresentação pessoal, pitch de venda, pitch de apresentação do seu trabalho. O pitch está em maior uso por consequência da dificuldade em conseguir a atenção das pessoas, ele é conhecido como conversa de elevador, imagine que você está no elevador e entra o cliente dos seus sonhos. Você tem 30 segundos para despertar o interesse dele em você ou no seu negócio. A ferramenta “STAR” também muito usada para deixar sua história convincente – Situação vivida, Tarefa realizada, Ação tomada e Resultado alcançado.

Esses são alguns exemplos de ferramentas que podem te ajudar, mas lembrem que ler bons livros, ouvir, sugiro assistir regularmente as milhares de palestras da TED (Tecnologia Educação e Design), e treinar, participar de grupos como o Rotary, Lions, associações e se desafiar constantemente, fazer o uso da palavra e por em prática o que aprendeu.

Comunicação não se trata apenas de oratória, hoje os profissionais de marketing são muito disputados, por terem as mais diversas habilidades principalmente domínio das redes sociais onde se atinge os mais diversos públicos. Tudo se complementa, a escrita que hoje o formato copywriting tem alcançado os melhores resultados, tirar boas fotos e gravar vídeos e saber editá-los para deixa-los mais dinâmicos, entender de tráfego orgânico e pago, jornada do cliente, construção de audiência, tudo isso mostra que a comunicação de qualidade não é para amadores e sim para quem estuda e se desenvolve constantemente.

Encerro por aqui, e desejo que tudo o que você comunique sempre traga bênçãos na vida das pessoas, que você seja um comunicador que sempre agregue algo positivo na vida da sua audiência!

Te desejo uma abençoada semana,

Anníbal Bianchini

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